sábado, 20 de março de 2010

A Caralhota

É altura de fazer jus ao fim que (nunca) me levou a escrever este blogue, ou seja, a gastronomia.
E há pouco chamaram-me a atenção para o que se falava na RTP - A Caralhota de Almerim.
Já conhecia o caralhete (instrumento com que se faz a poncha madeirense que não se deve perder nas Festas Populares de Fernão Ferro, com o pessoal da Camacha), mas sobre esta caralhota eis o que achei:
«Para quem não sabe o que é uma caralhota, é um pão caseiro, idêntico à merendeira, muito guloso e saboroso. Deixa água na boca quando acompanhado com sopa de pedra, com uma bifana ou simplesmente com um pequeno pedaço de manteiga.
O nome desta iguaria vem de tempos passados, “culpa” da tradição popular. Antigamente, em Almerim, os populares chamavam caralhotas aos borbotos da lã. Nessa altura, em quase todas as casas existia um forno e cozia-se o pão. Quando se tirava a massa, para depois ir para o forno, no fundo do alguidar ficavam bocadinhos de massa, idênticos a borbotos de lã. A essas pequenas bolas os populares chamavam de caralhotas. Daí vem o nome actual do pão que pode saborear nos restaurantes de Almeirim.»
Região de Turismo do Ribatejo

Ainda um dia destes hei-de provar a caralhota, ai não!

2 comentários:

Anónimo disse...

Maria do Carmo!!! Quem não provou uma caralhota nunca provou nada. É um pão gigante com um bife enorme lá dentro, que coisa boa...

-Ema

Carmo disse...

Ai que fome!!!! tou tramada, lá tenho de ir a Almerim comer a caralhota!!