segunda-feira, 2 de abril de 2012

É de mim ou anda tudo parvo?

Esta história seria para rir se não fosse tão triste, quase o retrato de muito do funcionarismo público à portuguesa.
A semana passada tive uma conversa telefónica com uma senhora da Segurança Social que tive pena de não poder gravar.
Uma conversa que só posso considerar como surreal, a lembrar o melhor de Kafka.
Devido a uma situação que não interessa para aqui a minha empresa tem apresentado várias queixas à Direcção da Segurança Social de Setúbal.
Ora na quinta-feira passada ligou-me uma senhora muito abespinhada comigo porque eu «estava a fazê-la perder tempo» com as minhas queixas.
Disse ainda que eu «devia ter lido com atenção a legislação porque estava lá tudo».
Quando lhe perguntei em concreto qual era legislação e o artigo referente ao que discutíamos, disse muito ufana que «a lei não é bem clara sobre isso, mas está lá, um bocadinho camuflada»!
Perguntei-lhe ainda porque é que essa resposta não me tinha sido dada quando telefonei por várias vezes para os serviços.
Resposta: «As pessoas que atendem esses telefonemas não têm formação para dar a resposta correcta»!
Caramba!! Mas é de mim ou anda tudo parvo???!!!
Então agora a lei «está um bocado camuflada»???
E as pessoas que estão ao serviço da Segurança Social «não têm formação para responder ao telefone» e não passam a chamada para quem pode responder?
Andamos a brincar com as pessoas?? Já agora, a discussão só acabou porque lhe lembrei que tinha sido ela, o ano passado a atender uma das minhas chamadas (registo tudo, desde o nome da pessoa com quem falo, à hora a que o fiz, ossos do ofício) e a dar-me a tal «resposta sem formação para tal».Aí depois já me sabia indicar o que eu devia fazer para tentar resolver a questão, que pelos vistos já não é com a Segurança Social mas com outro organismo do Estado.
Mais uma saga, sem dúvida. Esta que aqui falo dura desde 2009...

Sem comentários: