sábado, 14 de novembro de 2009

A falta de conhecimento das regras básicas da democracia, de uma Câmara que se diz democrática

Não era meu desejo trazer para o blogue algo como o que escrevo abaixo, mas senão o fizesse, então este espaço também não teria qualquer utilidade.
No dia 2 de Novembro, decorreu a tomada de posse dos eleitos para a Câmara Municipal do Seixal. Todos os partidos falaram através dos seus representantes.
No caso da CDU (Coligação Democrática Unitária, embora nenhum dos deputados eleitos fosse do segundo partido desta coligação – o PEV) falou o deputado municipal Américo Costa, por curiosidade o que encabeça os deputados daquele partido, mas que menos vezes toma palavra na Assembleia Municipal.

Na altura estavam vários jornalistas presentes. Dos jornais locais e da Lusa. Durante o discurso, eu estava com a jornalista da Lusa e ambas ficámos chocadas com o que ouvimos. Nem queria acreditar que um membro de um Partido que tanto lutou pela liberdade de expressão e de imprensa, com um dos mais antigos jornais nacionais, O Avante, disse-se o que ali foi ouvido.

Ainda pensei que não tivesse percebido bem. Mas hoje vi o mesmo discurso, preto no branco, no Boletim Municipal. Rezava assim:

«Reafirmamos aqui que a CDU merece uma melhor oposição e o povo exige mais verosimilhança democrática. Assim como exige uma comunicação social mais responsável. Ressalvadas as devidas excepções, o jogo da manipulação dos “factos” não surtiu efeito. Hoje não restam dúvidas que parte dos casos sensacionalistas que vieram a público não eram mais do que rumores infundados, que tão somente pretendiam fomentar crispações e tentar reduzir a confiança nas instituições, mas apenas contribuíram para diminuir a qualidade da democracia.»

Para quem não percebe o que estou a dizer, passo a explicar. Este comentário foi dirigido ao «Comércio do Seixal e Sesimbra», jornal que dirijo.

Porquê?
Porque foi o único que, além de acompanhar as campanhas, realizou diversas reportagens com os outros candidatos. Porque foi o único que entrevistou todos os cinco candidatos (até o MMS), excepto o da CDU, que se recusou a dar entrevista. Foi o único jornal local que desmascarou algumas coisas que se passam no concelho.

Longe de perceberem que não apoiamos nenhum partido com estas acções, apenas fazemos o nosso papel como verdadeiros jornalistas, a CDU ataca.

Da mesma maneira que retirou a publicidade ao «Comércio», passando-a para um único jornal, curiosamente também o único quinzenário e o que mente até na data de saída (distribui à sexta-feira com data de sábado) e nem apresenta a periodicidade na capa.

Mas para a CDU, dizer a verdade do que se passa no concelho é «diminuir a qualidade da democracia».

Mais curioso ainda é que quando Américo Costa referiu as «devidas excepções», olhou directamente para o director desse jornal, o que se limitou a seguir a campanha eleitoral da CDU, que não publicou inclusive acções de outros candidatos, em resumo, o tipo de imprensa que realmente agrada a esta CDU. E insisto no termo CDU, porque isto não é Comunismo. Uma CDU que venceu num concelho que teve a maior taxa de abstenção do país, como o «Comércio» noticiou, de 54,9%. São estes os «casos sensacionalistas» que custam ver colocados nas páginas do nosso jornal.

As acções ficam com quem as pratica, mas a liberdade de imprensa, conquistada à 35 anos, essa ninguém a calará.

E termino com uma frase do mesmo deputado, embora esta seja, claramente, diferente no contexto com que é dita: «Entendemos a liberdade como condição sine qua non para afirmar e consolidar a democracia».

2 comentários:

M. disse...

Não é nenhuma novidade o que se passa no Seixal, respeitante à liberdade de imprensa.
A luta vem de muitos anos, de outros órgãos e de outros jornalistas.

Infelizmente, a população parece que não vê ou não quer ver o que se passa.

Desculpe-me por não assinar com o meu nome, e fica ao seu critério a publicação, mas não me posso dar a esse luxo, neste concelho "democrático".

M.

António Cardoso disse...

DOMINGO, DIA 22 DE NOVEMBRO PELAS 16H, NA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO PINHAL DO GENERAL, VENHA PARTICIPAR NO FORUM DO PROJECTO “VIVER PINHAL DO GENERAL”.

D + PELO PINHAL DO GENERAL!
PARTICIPE!

UM BEM-HAJA!

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com