terça-feira, 19 de março de 2013

Começar de novo?


Não sou muito fã de novelas, mas lembro-me que uma das centenas que passaram na nossa televisão tinha uma música de abertura chamada «Começar de Novo», e que a letra era qualquer coisa como «começar de novo, vai valer a pena». Este pode ser um bom princípio em certas ocasiões. No entanto, parece que há quem pense que basta deixar correr as águas do tempo para que o passado fique apagado como se por ele se passasse uma esponja. Infelizmente, ou felizmente, não é assim. E isso é ainda mais evidente no campo da internet, onde qualquer coisinha que um dia tenhamos postado, fica por ali para todo o sempre. No entanto também há coisas, situações e acontecimentos que não precisam das memórias hertezianas para serem recordados. Estão gravados em nós. De tal ordem que quando as memórias ressurgem, nem é preciso procurar muito fundo para termos à mão as recordações dos factos.
À mão ou via internet, que para estas coisas dá um jeitão enorme.
Mesmo quando há quem tente apagar essas memórias, convencido que assim irá ressurgir qual virgem pura aos olhos dos incautos. Mas, como costumo dizer, eu não esqueço nem perdoo.
P.S. Um feliz dia do Pai a quem parar por aqui alguns segundos a ler o que escrevo. O meu pai já partiu há vinte anos, mas ainda guardo todos os seus ensinamentos.
Um dos quais foi o de que «o medo é do tamanho que o fazemos».
E este pequeno dito fez-me ter, desde que me lembro, coragem para enfrentar o mundo.

2 comentários:

Nando disse...

Olá Maria do Carmos,
Começar de novo!
Não
Há que fazer pagar os prevaricadores.

Ldembra-se,


Passos Coelho, dirigindo-se à multidão, diz:
– Atenção companheiros! Jesus... Cristo está aqui e quer dizer-vos umas palavras! Como bons Cristãos, vamos escutar as suas palavras...

Jesus pega o microfone e diz:

– Povo português, este homem aqui ao lado, o Primeiro Ministro, não vos tem dado o ‘pão do conhecimento’ da mesma forma que eu fiz?

Os fãs respondem em coro:
– Siiiiiimmmmmm!

– Não é verdade que, assim como eu multipliquei os pães e os peixes para dar de comer a todos, este homem multiplicou os aumentos de impostos, para que todos pudessem se comer?

- Siiiiiiiiimmmmmmmmm! Responderam os militantes. Cada vez mais empolgados...

– Não é verdade que este homem, reformulou o Serviço Nacional de Saúde, para proteger os pobres, assim como eu curei os enfermos e tratei os pobres e desfavorecidos? O povo grita:
– Siiiiiiiiimmmmmmmmm!

– Não foi, também ele, traído por Alberto João Jardim, companheiro de partido, assim como eu fui traído por Judas?

E gritaram ainda com mais força:
– Siiiiiiiiiiiimmmmmmmmm!

– Então, do que é que estão à espera para crucificar o gajo?!…

Abraço

Nando

Maria do Carmo disse...

AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH!!!!
Está demais!!!!
Mas o povo português é tão lerdo e tão ovelha nestas coisas de politica que ainda lhe dão é outro programa de televisão como ao Sócrates!!!!

Um abraço!