sábado, 9 de agosto de 2014

Uma verdadeira tourada





Esta coisa das férias em dias que não têm Sol suficiente para uma viagem até à praia, dá-nos tempo para muita coisa.
Uma delas é o facebook, no qual confesso que estou viciada. Adoro conversar com amigos, partilhar vídeos e sobretudo apelos para ajudarem os animais.
E há algo que também me dá muito gozo, o participar em fóruns de discussão sobre as touradas.
Sou contra estas, digo-o desde já.
Mas não venho hoje aqui para esgrimir argumentos sobre o assunto, antes fazer uma reflexão sobre isto.
Esqueçam a guerra política entre a esquerda e a direita, os direitos das crianças, os disparates dos sucessivos governos, o caos dos bancos.
A luta pró e anti tourada é a que mais mexe com os portugueses, porque mesmo aqueles que mantêm uma postura «não gosto, mas não critico», aparecem para colocar precisamente esse mesmo comentário.
Em qualquer local da internet, seja uma noticia, um artigo de opinião, um fórum de discussão, reparem qual é o tema que gera maior número de comentários.
A tourada.
Sempre e sempre a tourada.
Por isso, considero este o tema mais fracturante da nossa sociedade.
Basta ver o que aconteceu com a votação da legislação para a criminalização dos maus tratos a animais, e mais não digo. E basta ver também as situações em que praticamente se chega a vias de facto durante protestos anti-tourada, alguns deles até defendidos pelas forças policiais e pela tal Justiça à portuguesa.
Disse que a guerra politica tem menos adeptos, mas neste tema não deixa de ser abordada, com a facção pró a acusar os antis de serem extremistas de esquerda e os antis/animalistas a acusarem a afición de fascistas.
Também não vou falar sobre o tipo de comentários, porque ambos os lados usam muitas vezes os insultos para fazerem valer as suas ideias, bem como ameaças vãs, embora em alguns casos, as mesmas devessem ser alvo de uma investigação policial, porque a internet não deveria ser o meio usado por cobardes para ameaçarem outros impunemente.
Discutir o tema torna-se por vezes exasperante, quer porque os argumentos de ambas as partes estão mais do que estafados, sendo porque é simplesmente algo em que nenhuma das partes cede um ponto que seja.
Um dia, num futuro próximo, creio que este será um tema muito interessante para sociólogos, antropólogos e outros logos, mas por enquanto, vou esgrimindo os meus argumentos pelo mundo do facebook.
E reflectindo sobre o que verdadeiramente faz girar o mundo.

Sem comentários: