sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Orçamento camarário do Seixal, publicidade e Jornais

Custa-me, palavra que me custa, vir aqui colocar estes posts, mas há coisas que não podem ficar caladas. E aqui fica a reprodução de mais um texto desta última edição do «Comércio do Seixal e Sesimbra», onde refiro a questão da aplicação da publicidade camarária nos "jornais", com palavras de Alfredo Monteiro, o presidente da autarquia e cujo texto podem conhecer na íntegra em http://content.yudu.com/Library/A1jzpm/Edio90/resources/index.htm?referrerUrl=http%3A%2F%2Fwww.yudu.com%2Fitem%2Fdetails%2F113407%2FEdi----o-90-


GOP e jornais
Na sessão de câmara de 16 de Dezembro houve ainda lugar para os presentes ficarem a saber que a Câmara Municipal “investe e sempre investiu na comunicação social local com rubricas específicas nas Grandes Opções do Plano”, conforme referiu Alfredo Monteiro.

A conversa veio à baila com a intervenção do vereador Samuel Cruz, que propôs que os editais das sessões camarárias fossem “publicadas nos órgãos de comunicação social local, como forma de informação ao público e de ajuda financeira a estes, uma vez que as Grandes Opções do Plano não prevêem um apoio à comunicação social”.

A isto, Alfredo Monteiro respondeu prontamente que “a informação acerca das reuniões da Câmara Municipal é divulgada no Boletim Municipal. Este é o modelo que temos, que não vamos mudar, e acrescento que o Boletim Municipal é o espaço mais lido no concelho”.

Nada de admirar, quando nas Grandes Opções do Plano para 2010 estão previstos 351.847 mil euros para o Boletim Municipal do Seixal (impressão, distribuição e mailing). Como Pequena e Média Empresa que somos, sem subsídios ou cobrança de impostos, é algo completamente impossível de atingir.

Acerca da reunião adiada para 2ª feira de manhã, e também respondendo à questão de Samuel Cruz sobre se esta seria aberta ao público, Alfredo Monteiro respondeu que “a comunicação social sempre teve lugar aqui. Mas o que o vereador Samuel Cruz referiu sobre as rubricas das GOP para a comunicação social é mentira!

Há rubricas que contemplam a comunicação social, como os protocolos com as rádios locais, e a publicação regular de anúncios e informações nos jornais locais.”

Nesse sentido, cabe aqui uma pequena reflexão.
Nas Grandes Opções do Plano de 2009 para o Seixal estavam previstos para publicidade:
- 20.000 euros para publicações da Assembleia Municipal;
- 15.000 euros para publicidade na rubrica Turismo;
- 15.000 euros para publicidade na rubrica Ambiente e Serviços Urbanos;
- 58.500 euros para publicidade na rubrica Desporto;
- 7.500 euros para publicidade na rubrica Património Histórico/ Ecomuseu;
- 8.000 euros para publicidade na rubrica Recursos Humanos;
- 50.000 euros para publicidade Obrigatória e Institucional;
- 15.000 euros para publicidade Obrigatória e Institucional / Regulamentos Municipais;
- 30.000 euros para publicidade na rubrica Órgãos de Apoio.

Total de 286.500 euros previstos para publicidade.

No Balancete das Grandes Opções do Plano por Objectivos e Programas, fica a informação que:
- Em inserção de publicidade Obrigatória e Institucional foram gastos 23.992 euros;
- Em inserção de publicidade Obrigatória e Institucional / Regulamentos Municipais foram gastos 1.954,89 euros;
- No sector da Cultura e Património foram gastos 5.918,40 euros;
- Na promoção e divulgação no sector do desporto foram gastos 35.915,00 euros (Seixalíada);
- Em campanhas de sensibilização para adopção de animais do Canil/Gatil foram gastos 4.190;
- A Assembleia Municipal não fez quaisquer gastos com publicidade;

Total de 71,239,29 euros aplicados em publicidade.

Total de publicidade investida no «Comércio» - 965 euros.

O «Comércio do Seixal e Sesimbra» não recebe publicidade da Câmara Municipal do Seixal desde 24 de Abril deste ano.

Como ainda acreditamos na palavra de Alfredo Monteiro sobre os apoios autárquicos aos jornais locais, e tendo em conta que na GOP para 2010 está prevista a aplicação de 51.236 mil euros para «Contratos para informação/divulgação» e 38.986 mil euros para «Inserção de publicidade obrigatória institucional», um total de 90.222 euros (não contabilizando outras áreas onde está prevista verba para «informação/divulgação», ficamos à espera que o ano de 2010 venha realmente a provar que os vereadores da oposição mentiram sobre a falta de apoios aos jornais pela autarquia.

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