sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Autarquias e autarquias

Este texto é do site da Câmara Municipal de Mirandela

«Associações Culturais e Recreativas


A informação, cultura e lazer, incluindo as actividades desportivas e recreativas, assumem uma grande importância na vida das populações como actividades de qualificação individual e social. Os meios de comunicação social, os clubes, as associações culturais e recreativas, as bibliotecas, os museus, os teatros, os cinemas e as orquestras fazem a oferta desportiva, cultural, de lazer e de informação dos munícipes e constituem estruturas com impacto distintivo na qualidade de vida das comunidades.
A cultura e o dinamismo de uma comunidade podem medir-se pela número de associações culturais e recreativas que desenvolvem uma actividade regular, estruturada e planificada, sendo uma forma de expressão popular muito importante sobretudo nos meios rurais. Muitas vezes dependem da vontade de um mecenas ou de um grupo de cidadãos mais activos, tornando—se menos actuante quando esse mecenas ou esse grupo se desintegra ou se afasta da vida da associação.
As associações são a expressão da alma de um povo, dos seus usos e costumes e da sua forma de estar na vida e são um incontornável veículo de transmissão de saberes de geração em geração, fruto de um espírito gregário e comunitário que se vai mantendo graças à persistência de alguns.
O concelho de Mirandela não deixa de traduzir essa realidade sociológica mas tem sabido preservar inúmeras associações que se mantêm pujantes, muitas delas já centenárias.
in http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=1733

Assim se vê o respeito pela comunicação social local aí por outros pontos do país.

Sem comentários: