terça-feira, 3 de abril de 2012

E agora, para algo completamente diferente...



Tenho usado este blogue para os meus desabafos, mas hoje vou fazer algo completamente diferente.
Deu-me na cabeça fazer umas filhós à moda da Beira Baixa, que se fazem cá em casa pelo Natal, e coloquei a foto no facebook. Como tive vários comentários e pessoas a pedir a receita, então aqui fica a receita das filhós de joelho da Beira Baixa. De joelho, porque se tendiam bocados de massa sobre um pano estendido no joelho, e se fritavam em seguida.
Esta é a minha receita:

Fermento de padeiro (pode comprar-se o fermento no Pingo Doce, em dois pacotinhos por 50 cêntimos, que depois têm de ser desfeitos num pouco de água quente e farinha, fazendo uma bolinha de massa) ou uma carcaça de pão em massa (uma carcaça crua).
Um dos segredos desta receita é o gosto a azedo. Por isso, quer seja pãoem massa ou o fermento, antes de usar, o mesmo tem de azedar, deixando-o durante a noite ou mais tempo numa tijela ao ar livre.

Desfaz-se o fermento em cinco ou seis ovos (no tempo do meu pai, faziamos com uma dúzia ou mais) à mão, desfazendo bem os grumos.
Aqueça o sumo de duas laranjas e duas boas colheres de aguardente, com uma pitada valente de sal (que tem de desfazer no liquido), e deita-se devagar sobre a mistura de ovos.
Quanto mais ovos e liquido levar, mais farinha irá também levar e mais rende.
Depois vai-se deitando farinha até a massa descolar, e amassa-se bem, batendo a massa. No final, aqueça cerca de quatro colheres de azeite, e vá deitando abrindo buracos na massa e fechando-os em seguida, amassando de novo.
Enfarinhe um pouco o alguidar onde amassou, e deite a massa (com a mão fazia-se o sinal da cruz sobre esta com os dizeres: «Deus te acrescente e te livre da má-gente»).
Vai a levedar em local quente, coberta com mantas, até dobrar de volume.
Frita-se em óleo quente.
As redondas são tendidas de pequenas bolas e depois a massa é esticada com os dedos, as que têm açucar e canela, são estendidas com o rolo e cortadas com uma faca.
Bom proveito!!

Sem comentários: