sexta-feira, 18 de março de 2011

“Ele há gente muito estúpida”

Devo dizer que concordo em absoluto com esta frase. Mas se a trago aqui é pelo contexto em que ouvi a mesma.
Foi à porta de um restaurante no passado Domingo (depois falarei dele, mas só digo que é em Setúbal, tem um excelente serviço e uns preços fantásticos).
Estacionava eu o meu Boguinhas como podia, no meio de uma urbanização relativamente nova, mas com uma estrada do ano de 1500, quando vi que nesse espaço se “ofereciam” os serviços dos tão famosos “arrumas”.
Enquanto eu fazia a manobra de estacionamento, lá fui ouvindo a conversa entre dois, em voz alta, não sei se dirigida aos meus ouvidos ou se simplesmente porque o fulano queria fazer valer a sua razão.
Então este “arruma” (não, não é arrumador, porque esses estão devidamente legalizados e identificados), dizia muito ofendido algo como isto: “sempre há gente muito estúpida, preferem não dar um euro a um tipo e ficar com um pneu furado”.
Assim, alto e bom som.
Ok, com uma atenuante: é o que o honesto trabalhador tinha ido tentar cobrar o fruto do seu labor e recebeu como resposta um “vai trabalhar que tens bom corpo”.
Ora como isso para um indivíduo de cerca de trinta anos, sem deficiências à vista excepto a de alguma dependência de substâncias mais ou menos lícitas (hoje em dia já nem se percebe bem) é chato, convenhamos. Muito chato.
É que um “vai trabalhar” a seco, para quem ali estava em plena hora de almoço de um Domingo a fazer uso das suas faculdades motoras para ajudar os menos hábeis a estacionar num parque de estacionamento não cai bem a ninguém.
E então, se uns fazem greves, outros manifestações para mostrar o seu desagrado, eis que este “arruma” faz uso dos meios que tem mais à mão e zás, ferra com um furo num pneu. E mais nada.

Brincadeiras à parte, gostava de saber afinal qual é a lei que legisla isto. É que também já verifiquei outros locais onde esta “profissão” é exercida, e o assunto até já foi alvo de um «Correio do Leitor» no «Comércio». Também já os vi, ali no parque do Pingo Doce, com agentes da PSP ali mesmo ao lado, a sacarem a moedinha.
Ora, será que esta actividade tem a mesma designação que o famoso «boneco» dos Gato Fedorento do Prof. Marcelo sobre o Aborto?
“Arrumadores são ilegais. Mas existem. Mas são ilegais. Mas existem. E ninguém faz nada.»

Sem comentários: