quarta-feira, 30 de março de 2011

A fantochada chamada inspecção automóvel - II

Já o escrevi no meu outro blogue sobre este assunto. Na altura dizia que era ridículo que o meu carro chumbasse porque tinha autocolantes no vidro traseiro. Claro, isto somado a outros pequenos pormenores, como o comando do meu lado não fechar o vidro do lado do passageiro. Obviamente, um problema que poderia vir a causar graves acidentes de trânsito... menos grave, muito menos grave, era o facto de o meu carro estar na mesma ocasião com uma fuga de água no depósito, como detectou entretanto o mecânico.
Mas isso não interessa para nada, porque não coloca em risco o carro (LOL), logo mesmo que detectada na inspecção, o alegre condutor não é dela informado.
Desta feita foi mais uma fantochada.
Na sexta-feira, depois de ter marcado pela internet a inspecção na Controlauto de Corroios, fui até lá. Paguei alegremente os 28 euros e qualquer coisa, e ala até à pista de inspecção.
Primeiro passo: a máquina medidora de gazes não fazia a leitura. E vá de acelerarem o meu «boguinhas». Até que eu intervim e perguntei o que se passava. A explicação lá veio meio atabalhoada, mas o carro lá avançou, mercê também dos muitos que aguardavam em fila. E pasme-se: cerca de dez minutos depois, para meu grande espanto, vejo-me com o papel verdinho nas mãos e nada a apontar. Incrédula, ainda pergunto ao inspector: “Mas o meu Boguinhas não tem mesmo nada?”. Resposta: “Está passado com distinção”.
Tudo muito certinho para qualquer carrinho que não o meu boguinhas. É um carro de 1998, com muito, muito uso, além do peso acrescido.
Sou de opinião que as inspecções servem para indicar o que está mal, e por isso, embora me aperceba de algum pequeno problema, espero sempre pela bendita inspecção para depois ir com ele ao mecânico. Desta vez, noto alguma coisa nos travões.
Mas se já me chumbaram o carrinho por ter uma fuga de óleo em amortecedores a ar, pelos tais autocolantes do Vitinho no vidro traseiro, por o comando de vidros não fechar em condições ou até por um problema de travões apontado por uma máquina, e que ninguém ainda descobriu qual era, ver esta semana assim o meu boguinhas passado, e com «distinção» é obra.
É obra mas não surpreende, numa inspecção que demorou menos de dez minutos, onde nem a buzina, os comandos dos vidros, os cintos e muita outra coisa ficou por ver. Estará a explicação no facto de ser sexta-feira à tarde?

Sem comentários: