quinta-feira, 21 de junho de 2012

Palhaçada do futebol



Lamento, estou sem paciência para futebois. Ouço agora andarem a apitar nos carros e a gritaria que foi no fim do jogo de Portugal, mas sinceramente não me consigo sentir entusiasmada.
Podem até dizer que é um escape para tanta porcaria, mas acho que o escape que isto precisava era tomarmos as decisões sobre a nossa vida e o nosso futuro nas nossas mãos e não esperarmos sejam os outros, que supostamente elegemos em liberdade e democracia, que decidam por nós.
Há pessoas com fome, pessoas sem emprego, pessoas que não têm possibilidade de colocar os filhos a estudar nem no secundário (já nem se falo na Universidade), pessoas que têm de emigrar e têm de deixar para trás familia e até animais de estimação em canis, pessoas que perdem as suas casas, negócios familiares que fecham, sonhos perdidos.
E depois ver os mesmos que todos os dias se queixam disso tudo, delirar por meia dúzia de grunhos que tratam o presidente da República por você e ganham milhões,  a correr atrás de uma bola, deixa-me piursa.
Não me venham com sonhos, com mostrar ao mundo que somos bons, com conversas fiadas. Querem protestos? Era pedir contas de quanto se gastou com a ida e estadia dos meninos para lá, em hóteis de dez estrelas, tratados como reis.
É que o país tem também centenas de jovens que são atletas, que conquistam títulos e medalhas, e que têm de pagar até a inscrição nas provas, do seu bolso, ou do dos pais.
Mas voltámos ao Fado, a Fátima, e ao Futebol. E ainda dizem mal dos tempos da «velha senhora»...

2 comentários:

Nando disse...

Olá Maria do Carmo.
Subscrevo na integra o texto e os sentimentos.
Para que não caia no esquecimento aqui vai o link do ...

http://www.youtube.com/watch?v=hmLtNKzksBQ

Maria do Carmo disse...

Obrigada Caro Nando, pelo «recuerdo» deste menino...
Ainda esta semana no meu jornal publico o desabafo de um treinador do CCLV pelo facto dos atletas da natação, no caso do clube até com excelentes resultados, não terem quaisquel tipo de apoios, e terem de pagar deslocações e inscrições nas provas.
Atletas que fazem muito mais pelo seu país e pelo seu concelho.
Uns são filhos, outros enteados.

Cmps