domingo, 3 de janeiro de 2010

Artur Santos Silva diz que justiça é pior do que no Estado Novo

«O responsável pelas comemorações do Centenário da República defende que hoje se acredita que o sistema judicial é "pior do que era no Estado Novo" e que esta é a área que o país mais precisa de melhorar.
Em entrevista à agência Lusa, o responsável da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR), Artur Santos Silva, fez um balanço do estado actual dos valores da democracia conquistados com a implantação da República. Se a saúde e a educação tiveram grandes desenvolvimentos no último século, há ainda muito por fazer para atenuar as desigualdades sociais e para afirmar a justiça, considerou.
"A lei é a expressão da vontade da maioria. Se as leis não são cumpridas e quem não cumpre as leis não é penalizado a tempo, isso faz com que um quadro democrático e a vontade da maioria reflectida em leis não é cumprida e nada acontece", defendeu o responsável.»

Não podia concordar mais, como cidadã, com um cunhado que já foi ferido num assalto e cujo assaltante, depois de ter sido detido por ele e por outras pessoas, foi solto no dia seguinte e foi ainda ameaçar as pessoas que o apanharam.
Como é possível que o PS tenha permitido a actual Lei Penal, com a concordância do PSD???? Será que apenas quando algum familiar de um ministro ou dirigente de um destes dois partidos for vítima de um assalto violento, eles se mexerão para alterar esta «justiça»?

P.S. - Parabéns ao Sporting, que venceu o Benfica em Futsal. Aí Leões!!!!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Só se esqueceu de fazer um especial agradecimento ao BE pelo quase fim da aplicação da Prisão Preventiva, eles que fizeram uma campanha enorme para estes CP e CPP ainda serem mais permissivos. Quando se falam deste tipo de assuntos andam caladinhos que nem uns ratos a ver se ninguém se lembra deles.
Obrigado BE, pela liberalização do consumo, pelo fim da prisão preventiva, etc.

Carmo Torres disse...

Caro Anónimo, tem toda a razão, e penitencio-me pelo lapso.
E a isso acrescento ainda as pseudo-associações de defesa dos direitos das minorias, que precisam de tudo, neste país, menos protecção.
Daí ouvirmos alguns deles dizerem para a televisão que acham muito mal receberem tão pouco de subsídios e quererem que lhes seja dada uma casa maior...

pvnam disse...

«........mini-spam........»
SEM ARMAS DE ALTA TECNOLOGIA NÃO HÁ DEFESA/SOBREVIVÊNCIA POSSÍVEL
Todos Diferentes! Todos Iguais!
{TODOS os povos - quer os de maior, quer os de menor, rendimento demográfico - devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta}


---> É preciso abrir os olhos!
---> Ao contrário da colonização europeia nas Américas... os islâmicos (entre outros) são uns PREDADORES INSACIÁVEIS... logo, na Europa nunca irão existir reservas para os nativos!

---> Os Judeus - já andam 'nisto' há milhares de anos - mostram-nos aquilo que é óbvio: sendo a corrida demográfica a estratégia de conquista mais eficaz da História da humanidade {vejam este blog: http://tabusexo.blogspot.com/}... e face à existência de predadores insaciáveis.... só existe uma forma de dissuasão capaz de resistir a «guerras de desgaste demográfico»: ARMAS DE ALTA TECNOLOGIA.
---> Milícias e outras coisas do género... são patetices te imbecis!... Visto que, sem a dissuasão das armas de alta tecnologia... não há defesa/sobrevivência possível!
NOTA: Os territórios mais pequenos... têm de se coligar com outros... contra o inimigo comum: os predadores insaciáveis que estão numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios.

---»»» Conclusão: antes que seja tarde demais, há que mobilizar aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... SEPARATISMO-50-50... e coligação contra o inimigo comum: os predadores insaciáveis...


P.S.
-> Só os OTÁRIOS [PNR's e afins] é que não vêem que os negociatas-fáceis... não são de confiança..., e depois andam por aí a espernear feitos parvos: com o seu discurso de «fuga para a frente a caminho da implosão...» são uns idiotas úteis ao serviço dos islâmicos (e não só).

P.S.2.
-> Os negociatas-fáceis são manhosos: como não constituem uma sociedade sustentável [média de 2.1 filhos por mulher]... não só procuram infiltrar-se em qualquer lado... como também, são INTOLERANTES para com a preservação das Identidades Étnicas Autóctones!

P.S.3.
-> Os pequenos países não possuem capacidade tecnológica para produzirem armas de alta tecnologia por si só... daí ser necessário coligarem-se entre si... e... procurarem ajuda por parte da Rússia: há que mostrar aos eslavos russos que eles também serão (estão) ameaçados por povos em corridas demográficas...

Anónimo disse...

Peço desculpa ao J.S. Teixeira por não comentar este tema do post e por ir fazer um comentário acerca da comunicação social local.
Primeiro ponto acho importante o papel da comunicação social principalmente a local e que esta poderia ser um lufada de ar fresco em relação à comunicação social nacional e de referencia que está neste momento completamente refém do poder económico, a exemplo do que sucede com o poder político.

Infelizmente a comunicação social local e falando da realidade que conheço a do concelho do Seixal é muito fraca, as Rádios locais ainda conseguem fazer algum trabalho, embora ache muito insuficiente e excessivamente subsidiadas, mas reconheço méritos à Rádio Baía pelo trabalho feito na informação desportiva e a Rádio Seixal pelo trabalho de divulgação de alguns artistas do concelho, embora num registo que não seja da minha preferência.

Quanto imprensa escrita essa prima na minha opinião por imensa falta de qualidade o Jornal do Seixal, o Noticias do Seixal e o Comercio do Seixal e (um quase nada de) Sesimbra são na minha opinião muito fracos e muito pouco interessantes para quem gosta de ler sobre a realidade que o rodeia. Destes noto um pouco mais de trabalho jornalístico no Noticias do Seixal, os outros dois Comercio e Jornal do Seixal, apesar da exacerbada rivalidade são praticamente gémeos provavelmente por terem partilhado muito tempo a mesma redacção, somente o que os separa são os ódios pessoais.

Tenho noção das dificuldades que as pessoas que trabalham para colocar estes jornais na rua passam, pois a publicidade está em baixo e muito dificilmente alguém consegue sobreviver à custa de um jornal local, o ano que passou ajudou um pouco, ano de eleições e normalmente ou surgem novos jornais ou aqueles que existem tendem a ser utilizados por alguns partidos políticos.

Pela leitura que faço dos jornais locais parece-me que o que tenha tido mais investimento público tenha sido o Comercio do Seixal, foram algumas as paginas de publicidade que vi das estradas de Portugal, de campanhas de luta conta a Sida e alguma (pouca) da CM do Seixal. A seguir o Jornal do Seixal com algum investimento da Câmara Municipal do Seixal mais do que o Comercio isso parece-me claro mas claramente insuficiente para que qualquer jornal sobreviva e aquele em que me pareceu existir menos investimento publico em publicidade foi o Noticias do Seixal em que raramente ou praticamente nunca vi publicidade por parte de entidades publicas.

Esta demanda das responsáveis do Comércio pelos blogues parece-me desespero pois foi evidente que a linha editorial do jornal foi um claro ataque à Câmara Municipal do Seixal e ao seu presidente Alfredo Monteiro que contou com o apoio do PS e do PSD, era evidente que num Concelho onde o PCP tem é a força maioritária e onde ganhou dois dos três actos eleitorais de 2009, não se entende que os candidatos do PS e PSD tenham direito ás paginas centrais de um jornal e o PCP seja remetido para um cantinho. Muito menos se entende que com tantos assuntos de interesse no Concelho as alarvidades dos mais fracos candidatos do PS e PSD à CM do Seixal merecessem tanta atenção. Isto não é jornalismo é propaganda politica encoberta de órgão de comunicação social. Por exemplo João Noronha do CDS fez durante um ano publicidade ao CDS no jornal Comércio do Seixal, viu premiado o seu esforço com a presença nas páginas centrais do Comércio junto dos candidatos do PS e PSD.

Os comunas ainda têm lata de dizer que o Comércio é beneficiado.

Carmo Torres disse...

Obrigado pelo seu comentário e pelo seu interesse na minha resposta, uma vez que depois de ter colocado este comentário noutro blogue, o repete aqui.

Mas vamos aos factos. É natural que considere a comunicação social local fraca, devido à falta de meios para fazer melhor. Mas eu também considero muito mau a maior parte dos jornais e noticiários nacionais, com muito mais meios, mas são opiniões.
No entanto, lamento dizer-lhe que de jornalismo percebe tanto quanto de cogumelos.
Comparar os dois jornais como compara, é demonstrar que só deve ler um, e não o melhor. Não digo que o Comércio seja exemplar, mas não nos limitamos a publicar sem ler e investigar aquilo que nos mandam.
O problema de alguns leitores do Comércio é não verem plasmados neste apenas e só as suas opiniões políticas, como estavam habituados até aqui.
E como já tive oportunidade de dizer a um deputado municipal, esse com a coragem de assinar o comentário que aqui colocou, tal é capaz de ser um pouco de democracia a mais para algumas pessoas.
O seu problema com a blogosfera prova-nos, mais uma vez, que é mesmo uma aposta ganha, tal a comichão que provoca.
Sobre a publicidade, concordo consigo, e fico satisfeita por ter guardado tão bem os exemplares do Comércio para se lembrar dessas campanhas, tal como a das Estradas de Portugal, que fez muita confusão a muitas cabecinhas cá do burgo.
E como o papel do jornalista é explicar, passo a dizer-lhe que essas publicidades são adjudicadas a agências de comunicação que depois avaliam os jornais onde podem colocar os anúncios, com base na tiragem, área geográfica e QUA-LI-DA-DE.
Por acaso, essa era do Porto, portanto, completamente dentro do assunto das rivalidades aqui do Seixal...
E de novo digo que anda equivocado com os jornais que lê, porque o Noticias até tem bastante publicidade institucional, mercê de se tratar de um grupo com bastantes títulos, logo com vasta divulgação nacional.
O seu último parágrafo faz-me rir, algo precioso nestes tempos. Mas de novo lhe coloco a questão que já coloquei antes: quando é que alguém desmentiu notícias do Comércio? O Comércio tem tido tantos donos, imputados por meia dúzia de indivíduos, que até me admira não nos começarem também a atribuir à Igreja.
Aqui para nós, até lhe vou contar uma coisa. Durante a campanha eleitoral tentámos sempre estar em todos os locais, mas afirmei sempre que nunca serviria de número em campanhas eleitorais. Todos os partidos políticos respeitaram isso, excepto a CDU.
Além do seu candidato pelo Seixal não nos ter dado uma entrevista, depois de a ter garantido pessoalmente, de não nos informarem de acções de campanha, ainda tive, durante a campanha para as europeias, um mandatário da CDU a ligar-me e a insultar-me por não ter participado numa caravana da CDU com Jerónimo de Sousa, mas ter colocado no jornal uma entrevista exclusiva com o candidato do CDS-PP. Se isto não é ingerência da CDU, vou ali e já venho.
E já agora, apesar da promessa pública do candidato do Seixal pela CDU de ajuda aos jornais locais, garanto-lhe que os únicos dois semanários nada receberam. Mas não deixaram de estar presentes nas acções.
Por último, esqueceu-se, no seu afã de denegrir, de um piqueno pormenor. É o facto de apenas um jornal local receber a publicidade da Câmara Municipal do Seixal durante praticamente todo o ano de 2009. Por acaso, o único quinzenário. Por acaso, o que tem por hábito colocar tudo o que são notícias da autarquia, sem nunca as questionar e sem dar espaço aos partidos da oposição.
Interessante, não acha?
Pelos vistos, uns são mais iguais que outros.