sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jornalistas, jornais e jornalismo pouco recomendável

Não resisto, é por demais delicioso este texto publicado no site Clube de Jornalistas

Jornalistas pouco recomendáveis - 9 de Outubro de 2009
Serge Halimi, director de “Le Monde diplomatique”, afirma, no editorial da edição de Outubro, que o jornal que dirige é «pouco recomendável».
É pouco recomendável para os banqueiros, naturalmente, dos quais não virá um sinal de financiamento. Halimi dirige-se aos leitores de “Le Monde diplomatique” e enumera, com crueza e orgulho, as características do jornal, ao mesmo tempo razão da sua força e da sua fraqueza.
Por essas palavras se vê que o seu director é, também ele, pouco recomendável. Para os banqueiros, entenda-se.
E este director, que é eleito, lembra que os jornalistas de “Le Monde diplomatique” não são nunca convidados para os «jantares do século» nem fazem jeitos aos lóbis farmacêuticos, o que os torna, está bem de ver, «pouco recomendáveis» percebe-se para quem.
O editorial de Serge Halimi devia ser lido em todos os cursos de todas as escolas de jornalismo e explicado intensivamente a alguns directores de jornais. E aos jornalistas, claro.
Especialmente aos muito recomendáveis. (JAG)

E, acrescento eu, a muitos políticos.


P.S. (Post Scriptum, não se assustem) - Já depois de colocar este post, dei uma volta pelos comentários e tinha um novo, uma pseudo-análise aos jornais locais, com uma enorme isenção (risos), a que tive de dar resposta. Se quiserem espreitar, está no texto sobre Santos Silva e a Justiça.

Sem comentários: