quarta-feira, 28 de julho de 2010

NÃO SÃO OBJECTOS!!!

Acabava de partilhar uma mensagem no Facebook da União Zoófila sobre dois gatitos irmãos abandonados, quando dei com esta noticia, que me alegrou bastante.
Pode ser que aos poucos as mentalidades mudem, não só em Espanha, mas também em Portugal, onde os animais continuam sem ter personalidade júrídica e por isso a poderem ser tratados por "animais irracionais" como meros objectos.

Por PÚBLICO

Por 68 votos contra 55

«Parlamento da Catalunha acabou hoje com as corridas de toiros
O Parlamento da Catalunha aprovou hoje a abolição das corridas de toiros nessa região autónoma.
O resultado foi de 68 votos a favor e 55 contra, com nove abstenções, sendo esta a primeira vez em toda a Espanha que se proíbem as corridas de toiros numa das comunidades.
Em Dezembro, o Parlamento catalão assinara uma petição de um grupo de cidadãos a proibir as corridas.
Durante o debate, foi referido que este género de espectáculos tem vindo a perder popularidade em todo o território espanhol, com cada vez menos gente a ir às praças de toiros.
“Há tradições que não podem permanecer congeladas no tempo, enquanto a sociedade muda. As coisas mais degradantes devem ser abolidas”, disse Jose Rull, deputado do partido nacionalista catalão Convergência e União, que dera liberdade de voto à sua bancada.
Só não participou na sessão de hoje um dos 135 deputados do Parlamento regional e a abolição vai entrar em vigor no mês de Janeiro de 2012.»

Post Scriptum: Sou absolutamente contra touradas ou largadas, mas ainda considero um pouco, só um pouco, menos gravosas as largadas ou forcados a enfrentarem um touro. Aí as hipóteses são «ela por ela». Mas a tourada em si, o espetar de ferros no corpo de um animal, é algo que não consigo entender, e não me falem em culturas, porque a escravatura, a tortura e outras «uras» também eram "de cultura aceite" e a evolução do Homem aboliu-as como "cultura".

2 comentários:

Anónimo disse...

E as matanças de porco? Com os animais vivos.
E os caracois? Que vão p'ra panela vivos?
E as lagostas? Que são cozidas ou grelhadas ainda vivas.
E a pesca?
E a caça?
Já sei que os defensores da abolição de touradas dizem que também são contra tudo isto, mas na prática só se preocupam com os toiros porque nunca os vi manifestarem-se contra os torneios de pesca, por exemplo.
E aqui no Concelho do Seixal até são organizados alguns.

Maria do Carmo disse...

Completamente de acordo consigo!
No entanto, esta foi a noticia que hoje saiu.
Espero que um dia venha outra a proibir a caça e a pesca.
E também melhores condições para os animais em cativeiro que se destinam a consumo humano, como as aves.
Por isso mesmo, pelo menos, um passo de cada vez.