domingo, 26 de dezembro de 2010

Uma questão de ignorância

Continuo a dizer, à beira dos quarenta, que há coisas que me fazem muita confusão. E a ignorância é uma delas. Que as pessoas não saibam algo, tudo bem, agora fazerem de conta que sabem e, pior ainda, incutirem a sua ignorância a outros, isso é que me dá raiva.
Infelizmente, os exemplos temo-los à vista frequentemente.
Mas que os mesmos venham de parte de uma entidade como a Igreja, é que não.
Não sou católica. Nem evangelista, nem budista nem, enfim, percebem a ideia.
Tenho para comigo, tal como Marx, que a religião, seja ela qual for, é o ópio do Povo. Mas respeito qualquer tipo de religião e as pessoas que a seguem.
Agora darem “erva marada” à malta é que não.
Vem isto a propósito da Missa do Galo a que assisti em Cernache do Bonjardim.
Melhor, não assisti, porque ouvir alguns minutos da homilia foi mais do que suficiente.
A noite muito fria e os chuviscos, não convidavam a que se ficasse no exterior, mesmo com um valente madeiro a arder.
Mas lá dentro... ouvir no sermão isto: “Jesus nasceu em Israel porque nesse tempo, o povo de Israel era muito castigado pela tropa. A tropa atacava quase todos os dias e o povo precisava de ajuda. É que Israel estava entre a Europa e o Oriente e por isso era muito castigada pela tropa”.
CRISTO!!!!
Como disse antes, nada tenho contra a religião, mas se quem representa a Igreja Católica numa homilia como a missa do Galo não sabe um mínimo, já não digo de História, mas pelo menos do que é contado na própria Bíblia, então muito mal vai tudo isto.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que estava a fazer numa "missa do galo"? Como foi possível, uma religião intolerante e ignorante terem-na deixado entrar? Esse senhor padre deveria ser condenado aos quintos dos infernos por andar a enganar as pessoas em .... foi no campo?

Maria do Carmo disse...

Hehehehe, não vou tão longe.
E Cernache do Bonjardim não é campo, e já encontrei bons padres em aldeias e péssimos padres em zonas que se dizem urbanas (aqui, bem pertinho...).
É tudo uma questão de inteligência, infelizmente, o que este não tinha.
Já agora, eu não estava propriamente, entrei na igreja por causa do frio, mas foi preferivel este, vindo da natureza, do que ouvir alguém a impingir a sua ignorância a outros.
Faz-me lembrar um outro padre que bateu o pé e não aceitou um padrinho por este ser divorciado mas aceitou a madrinha mesmo sem esta ter a primeira comunhão... e isto não foi no campo.