quarta-feira, 1 de junho de 2011

Suicídio...

O que pode levar uma pessoa ao suicídio? Todos nós sentimos que existem momentos nas nossas vidas em que não conseguimos suportar respirar mais um minuto que seja, aguentar mais uma dor. Mas lá vamos conseguindo superar tudo isso, sozinhos ou com a força e apoio de familiares e amigos.

Para mim, alguém que se suicida, ao contrário de ser cobarde como alguns gostam de os apelidar, é alguém muito corajoso, porque não pode ser fácil pensar e executar tal acto.
Vem tudo isto a propósito de uma triste notícia que recebi no sábado, dia do meu aniversário.
Um primo meu matou-se. A família encontrou-o pendurado numa oliveira.
Há alguns anos que não tínhamos «lidação», mas lembro-me de quando ia à Mata da Rainha e lá nos encontrávamos, como ele era divertido. Era uma versão masculina de mim, com um farfalhudo bigode, que era a sua vaidade.
Pouco mais novo do que eu, adorava o campo e a terra, talvez porque também não tenha tido qualquer outra oportunidade. Do pai, irmão da minha mãe, tinha herdado a jovialidade e um sorriso algo trocista.
Também esse meu tio faleceu num estúpido acidente há cerca de dez anos, quando um tractor se virou sobre ele.
O que terá levado o Joaquim, sempre com um sorriso pronto e uma piscadela de olho, enquanto fazia mexer o bigode, a tal acto? Só ele o saberá.
Mas só espero que tenha, finalmente, encontrado a paz que não encontrou neste mundo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os meus pêsames pela sua perda.
Não considero que a decisão de por termo à própria vida seja uma opção de coragem ou de cobardia, mas sim de grande desespero…Paz à sua alma.

Maria do Carmo disse...

Obrigada. É sempre dificil a notícia de uma morte, mais ainda assim. E tem toda a razão, só um grande desespero pode levar a este acto.