sábado, 1 de outubro de 2011

Notas soltas

Num dia de grande calor como o de hoje (o que diabo é feito do Outono, das estações certinhas que tínhamos?), apeteceu-me deixar aqui umas notas e uma historieta divertida.

1.ª - Estou em pulgas. Soube que estreia esta semana o filme «As Serviçais», livro de que falei aqui em
http://janaoseinao.blogspot.com/2011/06/as-servicais.html. Espero que não me desiluda, normalmente é o que acontece, tirando rarissimas excepções.
Detesto ler um livro e depois ir ao cinema (ou ver o DVD, porque já há muito tempo que me deixei de salas de cinema cheias de gente que nem inteligência tem para saber que deve desligar o telemóvel ali dentro), e descobrir que de igual só tem o título. Um das raras excepções foi o filme «Como Água para Chocolate», da Laura Esquível, ou, claro, o «Senhor dos Anéis». Mesmo «Harry Potter», de que já fui uma fã incondicional, não fez jus aos livros.

2.ª - E por falar em livros, foi com grande espanto que hoje fui até à fantástica Biblioteca do Seixal e dei literalmente «com o nariz na porta». Eu e várias dezenas de pessoas. E nem um aviso na porta.
E isto em todos os equipamentos municipais do nosso concelho.
Ora que eu saiba não foi convocada nenhuma greve geral. Se concordo por um lado com os protestos e a luta, há que ver que eu que nunca fui funcionária pública, nunca tive o direito de faltar ao trabalho para assistir a uma manifestação, fosse ela marcada por que sindicato fosse.
O que está aqui em causa é o encerramento de um serviço público, em nome de uma manifestação marcada por um sindicato.
Sem quaisquer conotações políticas, simplesmente como seixalense, deixo aqui a minha dúvida: se fosse uma manifestação marcada pela UGT a Biblioteca também encerraria?

3.ª - Numa semana em que assistimos à prisão de Isaltino, e à sua soltura quase imediata, em que ouvimos Alberto João Bicho da Madeira a dizer «Não pagamos!» ao buraco existente, em que ouvimos o ministro das Finanças e PPC a dizerem que «as coisas estão mais negras do que pensávamos» sobre o déficite, ainda ouvimos esta maravilha: As empresas de transportes devem milhares de euros, terão de pagar. Se não pagarem? Aumenta-se o preço dos bilhetes! Brilhante! Os Exmos Srs. Drs. encheram-se de dinheiro, e agora os utilizadores que paguem a conta! No coments!

4.ª - E há dias em que temos a certeza que Deus ou o Diabo não dormem.
Tem isto a ver com uma história deliciosa que me contaram hoje sobre um evento que decorreu na Timbre Seixalense e que o meu jornal apoiou.
Mas pelos vistos, como há gentinha sem vergonha na cara, houve para aí um escrevinhador que foi, sorrateiramente, tentar deixar ali uns papelinhos, muito bem dobradinhos, na esperança quiçá, de que assim alguém agarra-se nestes. Mas como já disse, os tais «amigos» não dormem, e logo ali à porta viu-lhe vedada a "prestimosa" intenção e dali saiu com o rabinho entre as pernas e com as orelhas a arder.
É que já há quem conheça de ginjeira este «Jacinto».

Sem comentários: