quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Lenda da Costureirinha

Isto as conversas são como as cerejas, e hoje deu-nos aqui para falarmos de fantasmas e lendas. Recordei a lenda da Costureirinha e claro que logo surgiram algumas versões diferentes. Uma das pessoas dizia que ela era de Campo de Ourique, outra que era de Cuba.
Quem não se lembra de ouvir os pais e vizinhos falar da costureirinha? Eu recordo-me bem e quase, quase que jurava que em alguma vez ouvi a sua máquina nas paredes da casa...


Aqui fica uma das versões encontradas na Internet:

«O que se ouvia, então? Segundo diversos testemunhos, ouvia-se distintamente o som de uma máquina de costura, das antigas, de pedal, assim como o cortar de uma linha e até mesmo, segundo alguns relatos, o som de uma tesoura a ser pousada. Um trabalho de costura, portanto. O som trepidante da máquina podia provir de qualquer parte da casa: cozinha, quarto de dormir, a casa de fora, e até mesmo de alpendres. De tal modo era familiar a sua presença nos lares alentejanos que não infundia medo. Era a costureirinha. 
Mas quem era ela? Afirma a tradição que se tratava de uma costureira que, em vida, costumava trabalhar ao domingo, não respeitando, portanto, o dia sagrado. É esta a versão mais conhecida no Alentejo. Outra versão afirma que a costureirinha não cumprira uma promessa feita a S. Francisco. Esta última versão aparece referenciada num exemplar do Diário de Notícias do ano 1914 em notícia oriunda de aldeias do Ribatejo. Pelo não cumprimento dos seus deveres religiosos, a costureirinha for a condenada, após a morte, a errar pelo mundo dos vivos durante algum tempo, para se redimir. 
No fundo, a costureirinha é uma alma penada que expia os seus pecados, de acordo com a crença que os pecados do mundo, o desrespeito pelas coisas sagradas e, nomeadamente, o não cumprimento de promessas feitas a Deus ou aos Santos podiam levar à errância, depois da morte.» 
Já não se houve, agora, a costureirinha? 

Sem comentários: