terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Portajados e Tramados

Confesso que ainda não me tinha preocupado muito com a história das portagens nas SCUT, apesar de utilizar com alguma frequência a A23 até Castelo Branco.
Achava eu, na minha doce inocência, que seria apenas necessário passar e depois pagar num qualquer balcão dos CTT.
Hoje recebi um email onde tudo aparece bem "explicadinho" pela Estradadas de Portugal. E só me dá vontade de responder com um valente DASSSSSEEEE!!!!.
Senão vejamos, e reparemos bem na nota final, que diz que sim senhor, posso pagar nos CTT ou numa payshop, mas com CUSTOS ACRESCIDOS!!!


VEÍCULOS COM MATRICULA NACIONAL
Para poderem circular, os utilizadores podem optar pelas seguintes modalidades:
·         Aquisição de dispositivo eletrónico Via Verde, nas lojas Via Verde ou balcões dos CTT, sendo o pagamento das portagens realizado através de débito em conta bancária;
·         Aquisição de dispositivo eletrónico CTT, nos balcões dos CTT, sendo o pagamento das portagens realizado através de pré-carregamentos (em dinheiro, via Multibanco ou homebanking) que o utilizador vai gastando conforme viaja;
·         Aquisição de dispositivo eletrónico temporário, nos balcões dos CTT, sem implicar identificação do titular, sendo o pagamento das portagens realizado através pré-carregamentos (em dinheiro, via Multibanco ou homebanking), que o utilizador vai gastando conforme viaja, e cujo saldo tem validade de 90 dias.
Assim, os utentes que ainda não possuam um dispositivo eletrónico, devem dirigir-se às lojas da Via Verde ou aos balcões dos CTT para aderir a uma das modalidades de pagamento disponíveis.
Caso não disponham de um dispositivo eletrónico no momento da passagem nas autoestradas, os utilizadores podem ainda proceder ao pagamento voluntário das taxas de portagem dirigindo-se aos balcões dos CTT e da rede Payshop, até cinco dias uteis após a passagem, contados a partir do segundo dia após a passagem, bastando para isso indicar a sua matrícula. Esta alternativa de pagamento tem custos adicionais, acrescendo às taxas de portagem os respetivos custos administrativos.

É caso para dizer: mas anda tudo parvo ou quê?????

Sem comentários: