sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Parar e pensar

Hoje tive mais um daqueles momentos que alguns chamam de «revelação». São daquelas pequenas coisas que nos acontecem com frequência, mas que servem para nos fazer reflectir.
Depois de um dia difícil de distribuição, mais pelo cansaço físico e mental do que qualquer outra coisa, e de uma conversa com a sócia sobre a estupidez das pessoas que por vezes nos rodeiam, fui dar uma voltinha com o Belchior para espairecer.
Parei para beber um café, e quando vinha para casa, nas Cavaquinhas, vi um carro de alta cilindrada quase encostado a mim. A pessoa fazia também sinais de luzes.
Claro que «assanhada» como estava só pensei: “F**da**** pensas que lá por teres um carrão desses me vou desviar??!!”. Nisto o carro começa a ultrapassar-me e vá eu de carregar no acelerador: “Nem penses, meu C****, vais saltar o separador e vais ver como elas te mordem!!!”.
O condutor colocou o carro ao lado do meu e quando olho pronta para mandar umas quantas «cabeludas», eis que ele grita: “A porta do carro e o casaco!!!».
Percebi num segundo: além de ter a porta do carro mal fechada, tinha o casaco a arrastar no chão. Envergonhadissima, gritei “Obrigada!!”, desacelarei e deixei o carro ultrapassar-me.
E reflecti. Ali estava eu, pronta a entrar em guerra, quando uma pessoa, que por acaso até conheço, se arriscou a colocar-se ao meu lado na estrada, para me avisar da porta mal fechada e de estar a estragar o casaco.

Reflexão: que raio de vida e mundo é este onde só pensamos o pior dos outros?
Será que estamos assim tão rodeados de filhos da mãe, que não possamos, por um momento apenas, pensar que um sinal de luzes de outro condutor é mais do que querer ultrapassar-nos para mostrar o seu carrão?
Andaremos tão obcecados com as nuvens que não conseguimos ver as estrelas?

2 comentários:

Paulo Silva disse...

É verdade, por vezes entramos em guerras irreflectidas que não levam a nada... Bom dia!

Maria do Carmo disse...

Bom dia,
Caro Paulo Silva,

Obrigado pelo seu comentário, é bem verdade, perdemos tempo, paciência, e por vezes mesmo saúde e dinheiro, em guerras que não levam a nada, deixando de lado aquilo que realmente importa, que é gastar um momento a olhar as estrelas.
Uma boa semana para si!