sexta-feira, 27 de abril de 2012

E cá vamos indo todos contentes

Esta história do TDT já me deu dores de cabeça suficientes. Até fiz a queixa para a ANACOM, e tenho estado na dúvida se publicaria aqui a «interessante» resposta que recebi, mas como hoje aderi a um novo grupo no facebook sobre o tema, aqui fica.
Perante a resposta da Senhora Doutora Maria Corte Real, eu acho que afinal, os estupidos somos mesmo nós.

QUEIXA:
ID do balcão virtual: 470741 Origem: SA Tipo: Comentário / Sugestão
Data de Entrada:Sábado, 25 de Fevereiro de 2012 19:41:17
Identificação do Cliente:
- Nome: Maria do Carmo Robalo Lopes Torres
O Cliente não anexou documentação

Descrição:
Caros Srs.
Gostaria que actuassem sobre a maior fraude que aconteceu no nosso país nos últimos anos. Trata-se de um anunciozinho que tem passado há vários meses na televisão portuguesa, informando os portugueses que para terem acesso à televisão digital, basta apenas ligar um aparelho vulgo TDT a um aparelho televisivo antigo.Rotunda mentira. Tenho um televisor na cozinha, onde não tenho televisão por cabo, e nem com descodificdor nem com a dita antena consigo ter televisão.No Barreiro, onde tenho a minha morada fiscal, tenho outro aparelho antigo, que não funciona nem com descodificador nem com a antena comprada de proposito. No meu prédio todos os vizinhos foram obrigados a colocar televisão por cabo. Eu também comprei uma televisão já com o dispositivo incorporado, para a casa da minha mãe no Seixal, e nunca consegui obter ligação para ver televisão, nem mesmo com uma antena comprada de propósito, e que hoje mesmo devolvi. Sem espanto, não me foi feita qualquer pergunta no Jumbo Box, tendo mesmo a empregada dito que esta é uma situação por demais recorrente. Esse dito anúncio que passa na televisão mais não é do que publicidade enganosa, visto que a introdução do TDT em Portugal, da forma como foi feita, mais não é do que um modo de a TVCABO e a CABOVISÃO, e a PT através da Meo, obrigarem os portugueses a aceder aos seus serviços. Repito, esta é a maior fraude vista publicamente em Portugal, e sobre a qual é dever da ANACOM intervir.
Cumprimentos
Maria do Carmo Robalo Lopes Torres

RESPOSTA:
info@anacom.pt
data:6 de março de 2012 13:14
assunto:  ANACOM: Resposta à sua comunicação sobre televisão digital terrestre (TDT)

Agradecemos o seu contacto e informamos que analisámos a sua comunicação sobre televisão digital terrestre (TDT). Sobre o assunto que nos expôs, consideramos importante prestar-lhe alguns esclarecimentos que entendemos úteis.
1. Confirme se dispõe do equipamento adequado para aceder à TDT:
Todo o território nacional tem acesso à TDT, seja por meios terrestres - emissores e retransmissores -, seja através de satélite (DTH).
Neste contexto, antes de se preparar para a TDT, recomendamos que confirme junto da PT Comunicações qual o tipo de cobertura disponível na sua área de residência. Poderá fazê-lo através da página http://tdt.telecom.pt/, introduzindo a sua morada e/ou código postal, ou ligando para o número gratuito 800 200 838.
Se obtiver informação de que reside numa zona com cobertura TDT, para poder ver televisão através do sinal digital terrestre, bastará, em princípio, que tenha um televisor compatível ou, não o tendo, que adquira um descodificador e o ligue à sua televisão, de acordo com o procedimento descrito em http://anacom.inbenta.com/consumidores/?content_id=57.
Em algumas situações, os utilizadores poderão também ter de reorientar ou trocar a antena de receção do sinal.
Se residir numa zona com cobertura TDT e estiver com dificuldade em aceder ao serviço, recomendamos que:
- confirme se as especificações técnicas dos seus equipamentos - televisão ou descodificador - respeitam, no mínimo, duas condições: compatibilidade com a norma DVB-T e descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264;
- verifique se a antena de que dispõe é adequada à receção do sinal digital (pode encontrar informação sobre as antenas que se adequam à receção de TDT em Portugal em http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1032429);
- se informe junto da PT Comunicações sobre qual o emissor para onde deverá redirecionar a sua antena (poderá igualmente aceder a esta informação em http://tdt.telecom.pt/, clicando no botão «3. Instalação» após introdução da sua morada e código postal para confirmação do tipo de cobertura disponível) e, caso necessário, proceda à sua reorientação.
Se, pelo contrário, obtiver informação de que reside numa zona com cobertura via satélite (DTH), para se preparar para a TDT deverá adquirir o Kit TDT Complementar vendido pela PT Comunicações. Este Kit inclui descodificador, telecomando, cabos de ligação e smartcard. Caso não tenha nenhum serviço de televisão por subscrição na sua residência, poderá adquirir o primeiro Kit TDT Complementar pelo preço de 77 euros, sendo-lhe posteriormente reembolsados pela PT Comunicações 37 euros, no prazo de cerca de um mês. O valor a suportar pela aquisição do primeiro Kit TDT Complementar fica, assim, em 40 euros.
Se pretender, pode ainda solicitar a instalação dos equipamentos à PT Comunicações, que deve assegurar esse serviço pelo valor máximo de 61 euros (este valor inclui a antena parabólica, a cablagem e o trabalho de instalação da antena e do descodificador).
Os descodificadores adicionais de que necessite serão vendidos ao custo de mercado do equipamento, que neste momento está fixado nos 96 euros.
2. Onde pode obter mais informação:
Se tem dúvidas sobre a TDT, em particular sobre a forma de receção da TDT na sua zona, os equipamentos a adquirir, as condições de atribuição de compartição, entre outras, ligue gratuitamente o número 800 200 838, aceda aos sítios na Internet www.tdt.telecom.pt e www.facebook.com/tdtoficial ou dirija-se à sua Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou ao Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) mais perto de si.
3. A TDT no Portal do Consumidor da ANACOM:
Visite a secção "Televisão Digital" do nosso Portal do Consumidor em http://www.anacom-consumidor.com/home/televisao-digital.html.
Com os melhores cumprimentos,
Maria Corte-Real
Chefe da Divisão de Apoio aos Consumidores e Atendimento ao Público

5 comentários:

Nando disse...

Bom dia Maria do Carmo.
Bem disposta?
Então oiça esta sff.
O governo PSD/CDS está reunido para peloa calada voltar a cobrar mais um imposto.

O teor da conversa é o seguinte:

Diz Gaspar, ao Primeiro Ministro:

Chefe, tenho mais um imposto para os funcionários públicos:

Todos aqueles que pesarem mais de 50 Kg ficam sem subsídio de alimentação.

O que acha?

Ó Gasparzinho! Francamente acho peso a mais!!!

Bom domingo

Cumprimentos

Anónimo disse...

A proposito do obito do Miguel Portas, leimbrei-me de ter sido ele a qualificar o PPC como o FARÇOLAS.

A esse proposito transcrevo um breve resumo do que se passou com o cromo do cara de bicho PPC

"Pedro Passos Coelho decidiu vir a Bruxelas para explicar aos seus pares porque é que tinha chumbado o PEC [Plano de Estabilidade e Crescimento], que é o primeiro chumbo de um PEC na União Europeia e portanto não é uma explicação fácil para os partidos de direita. O que é certo é que ele veio cá para explicar isto e levou três puxões de orelhas: um puxão de orelhas de Angela Merkel, um puxão de orelhas de Durão Barroso e um puxão de orelhas de Jean-Claude Juncker, o Presidente do Eurogrupo", disse Miguel Portas - eurodeputado do Bloco de Esquerda, no debate do programa "Conselho Superior", na Antena 1.
"Num dia, ele [Pedro Passos Coelho] derrubou um Governo em nome de um programa de austeridade com o qual dizia não concordar e exactamente no dia seguinte vem a Bruxelas dizer que assume todos os compromissos que foram assumidos pelo Primeiro-Ministro. Vamos lá ser práticos: nós estamos perante alguém que tem aquilo a que se poderia chamar a coluna vertebral de um caracol", acusou Miguel Portas.
Miguel Portas não se ficou pelas críticas, dizendo que esta situação "não faz sentido nenhum" e chamando a Pedro Passos Coelho "um farsola".

Serve para que fique para memoria futura.

Maria do Carmo disse...

Bom dia,

Primeiro que tudo, as minhas desculpas por só agora publicar estes comentários, mas estive em «retiro» este domingo.

Caro Nando, o que conta é uma anedota, mas olhe que sinceramente, já vi mais longe tomadas de posição como essas, em especial de quem dizia à boca cheia que não, e que era um disparate, cortar nos subsídios...

Caro Anónimo
Sobre o seu comentário, só me vem à memória a obra de Orwell «O Triunfo dos Porcos»... e fica tudo dito.

Cmps

Nando disse...

Olá Maria do Carmo

Não são anedotas são verdades sarcásticas, quer dizer as verdades com piada, já que como no tempo da PIDE, temos de ser creativos para não nos procederem criminalmente.

Assim aqui vai mais uma destes idiotas - pessoas sobredotadas de ideias - como o Gasparzito.

Um homem tinha quatro filhos.

O Governo anunciou que as famílias que tivessem cinco filhos teriam 15.000 ? por mês, de ajuda (abono de família) para sustentar a família.

O homem disse à sua mulher imediatamente "Filha, eu devo admitir... tenho um filho com minha amante e eu vou trazê-lo ".

Ela olhou para ele chocada, mas ele não podia esperar e saiu a correr para ir buscar o filho.

Quando voltou, ficou surpreso ao ver apenas dois dos seus filhos e perguntou à mulher:
"Filha, onde estão os outros dois filhos?"

Ela respondeu:
"Tu não foste a única pessoa que ouviu o anúncio... O pai deles veio buscá-los."


E esta hien!

Maria do Carmo disse...

É como diz, caro Nando, é como no tempo da PIDE, e o que acho é que estamos em pleno processo de regresso aos tempos dessa velha senhora.
E até com essa política que refere, dos muitos filhos por casal (mesmo que de outros pais ;-) ).

Cmps!