sábado, 7 de julho de 2012

De olhos em bico

Há coisas que me deixam mesmo de olhos em bico.
Nada tenho contra os chineses, aliás, acho que são pessoas ultra trabalhadoras, e quando se conhecem bem, excepcionais (minha querida e saudosa Ley, que tanto me ensinou sobre este povo, quando ainda tínhamos medo de ir a um restaurante chinês).
Mas não gosto particularmente das suas lojas, não me perguntem porquê.
No entanto, hoje, tive ocasião para rever algumas das minhas "condicionantes" neste campo.
Precisava de três coisitas simples: uma enxada (é verdade, vou virar-me para a agricultura, ehehehehe), uma lâmpada e uma lata de verniz para madeira (e também para a carpintaria, há que ocupar os tempos livres).
E como havia algumas coisas a fazer falta na dispensa, pensei: o melhor é ir a uma grande superfície onde vou encontrar tudo e deve ser mais barato. (Não é assim que pensamos todos??).
Rumei a uma grande superfície na Amora, e qual não é o meu espanto que os bens alimentares ali eram bem mais caros que no Aldi, onde sou cliente habitual. Ok, são de marca, dirão, e eu com isso? No Aldi compro a minha manteiga light e com pouco sal por 0,99 cêntimos, ao passo que ali a Flora é 1,49. Façam as contas.
Mas não é só por isso este meu desabafo.
Procurei o ancinho e o verniz e nada. Procurei também a lâmpada, baratinha, e o stock tinha acabado. Tudo bem, pensei, não são artigos que aqui tenham de ter, embora com a secção de bricolage e jardim.
Rumei então para uma grande superficie de bricolage. Pois aí nem ancinho e o verniz, bem, 7 euros por uma latinha onde nem cabia o pincel, no way Jose! Quanto à pequenina lâmpada, de 45volts, nérias. Só lâmpadas XPTO e um preço exorbitante.
Então fui a uma loja chinesa: ancinho, lâmpada e verniz comprados e com tudo não gastei 10 euros. E digam lá se não é para ficar de olhos em bico?
Certo que estes negócios, presumidamente, contam com apoios e isenções que os outros não contam, mas a minha carteira, nestes assuntos é que manda. E depois não querem que se diga que no «chinês» é que se encontra de tudo?

Sem comentários: