terça-feira, 13 de abril de 2010

É esta a comunicação social responsável, Sr. Américo?

Na cerimónia de tomada de posse dos eleitos das eleições autárquicas de 2009, a 2 de Novembro, o deputado Américo Costa, CDU, fez questão de frisar o seguinte (publicado no Boletim Municipal):
«Reafirmamos aqui que a CDU merece uma melhor oposição e o povo exige mais verosimilhança democrática. Assim como exige uma comunicação social mais responsável. Ressalvadas as devidas excepções, o jogo da manipulação dos “factos” não surtiu efeito. Hoje não restam dúvidas que parte dos casos sensacionalistas que vieram a público não eram mais do que rumores infundados, que tão somente pretendiam fomentar crispações e tentar reduzir a confiança nas instituições, mas apenas contribuíram para diminuir a qualidade da democracia.»
Realmente, tenho de concordar com o deputado que a população merece uma comunicação social mais responsável.
O pior é que as «devidas excepções» que este deputado fez questão de salientar, no caso o Jornal do Seixal, é o mesmo jornal que mente na data de saída, informa que é o único jornal do concelho e cujo director/jornalista, quando contactado por membros de uma associação sem fins lucrativos sobre a publicação de UMA REPORTAGEM DE UM EVENTO, sim, leu bem, UMA REPORTAGEM, exigiu o pagamento de 150 EUROS.
Já agora, o mesmo jornal que é pertença de uma, agora, associação sem fins lucrativos.
Já agora, o mesmo jornal que recebe praticamente toda a publicidade institucional da Câmara Municipal do Seixal, sem concursos e afins.
É fácil perceber a «responsabilidade» deste jornal, embora não seja algo de estranhar, quando a mesma Câmara Municipal paga às duas rádios locais mais de quarenta mil euros para «cobertura jornalística de eventos». Há que seguir os exemplos que vêem de cima...

Sem comentários: