quinta-feira, 8 de julho de 2010

«Anda cá se tens tomates»

No post que coloquei no outro dia, da banda desenhada do Mutts, esta era uma das falas do Gato. E por vezes dá mesmo vontade de chegar perto de certas “pessoas” e dizer o mesmo.
Vem isto a propósito de um comentário colocado no blogue «Revolta das Laranjas» pelo autor, Paulo Edson Cunha, que reza o seguinte:

«Confesso que hesitei em publicar este último comentário. Assim como tenho evitado publicar muitos outros.
Sei que não comprei nenhum jornal, se outros o compraram ou não, isso é um problema deles e, se tiver indicios ou provas denunciarei, mas, até porque não tenho, prefiro que sejam os próprios leitores a avaliarem se os jornais são, ou não, tendenciosos. Os leitores são os melhores, e deveriam ser os únicos, julgadores. Estejam certos que o mercado e interesse pelo jornal acompanhará esse julgamento.
Também não aceitarei mais comentários que coloquem em causa a honorabilidade profissional das jornalistas de qualquer jornal. Uma coisa é dizerem que na opinião de quem opina as pessoas não são isentas. Outra é dizerem que estão compradas. Se acreditam mesmo que estão, então queixem-se nos locais próprios.
8 de Julho de 2010 13:56»

A lenda da compra dos jornais locais (mais propriamente do que dirijo) é já velha e teve o seu início na Assembleia Municipal com um destacado deputado da CDU a fazer essas insinuações, em vez de debater as necessidades da população, apenas porque os candidatos da oposição tinham aqui o seu espaço (tal como também a CDU), mas que se esqueceu sempre que ele próprio escrevia para um outro jornal local...
Continuo na minha, num concelho dito democrático, o surgimento de um jornal independente ainda é democracia a mais para algumas mentalidades.

Mas o que me leva agora a escrever tem a ver com os tais “comentadores”.
Que não assinam aquilo que não têm coragem de dizer na frente.
Que só publicam os seus “comentários” em blogues de seres semelhantes que vivem da calúnia, e onde sabem não correr riscos pelo que “dizem”.
Que expõem cobardemente questões pessoais de pessoas que agora consideram como inimigas, só porque estas também têm olhos na cara para ver com que tipo de pessoas estão, ou estiveram, a lidar.
Mas esses “corajosos” pares, quando deparam de frente comigo, baixam cobardemente os olhos (sim, é mesmo contigo que estou a falar, que finges que não me vês ou foges quando te deparas com a minha presença em locais públicos).
Talvez tenham medo de levar com a resposta que andam a pedir há algum tempo.
Os cinco mandamentos bem enfiados no focinho, como dizia o meu falecido pai.
Mas há respostas que tardam, mas não falham.

Post Scritpum: Em relação à decisão do Paulo Edson de não publicar certos comentários, na minha opinião só peca por vir tarde, porque estes cobardolas só usaram o seu blogue para passarem as tais mensagens que têm medo de dizer pela frente.

2 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Vamos lá ver agora quem é cobarde.

http://o-flamingo.blogspot.com/2010/07/oink-oink.html

Tenho dito.

Maria do Carmo disse...

Ó caro "J.S. Teixeira", mas que fixação comigo... o próximo passo será um pedido de casamento?
Se calhar por procuração, para não dar a cara...

Em nome da verdade, os «cinco mandamentos no focinho» nem eram dirigidos a si, senão teria endereçado o "recado" em seu "nome", mas se a carapuça lhe serviu, esteja à vontade.

Mas por falar em cobardia e cobardes, quando é que responde pessoalmente ao que lhe disse?

É que continuar a mandar recados pela Internet não é digno da pessoa que diz ser, não acha?

Penso eu de que...