quarta-feira, 21 de abril de 2010

Uma onda de revivalismo....

Às vezes temos estas coisas, um revivalismo que nos bate. E este bateu ao reler um post (mais um) colocado desta feita no blogue «O Flamingo», na segunda-feira, 7 de Setembro de 2009, com o título «Jornalismo refém do PSD e do PS».

«Caros leitores,
Depois de ter vindo a assistir na comunicação social - alguma, de facto, credível - à novela que envolve a TVI, Manuela Moura Guedes e o PS, na qual a vítima do crime foi a liberdade de expressão, os meus maiores medos vieram a revelar-se verdadeiros. Os jornais locais estão completamente reféns dos poderes instituídos.
Todo este fenómeno teve início aquando do pagamento por parte do PSD (na pessoa do Sr. Paulo Edson Cunha) de uma avultada quantia de dinheiro aos 3 jornais locais, segundo ele, para garantir espaço publicitário nesses 3 órgãos de comunicação social (cf. artigo). Vou apenas mencionar dois exemplos deste atentado contra a verdade no nosso Concelho que sem vindo a desenrolar nos últimos dias.»

E continua, analisando as noticias saídas nos jornais Noticias do Seixal, e claro, no Comércio do Seixal, onde são analisados os espaços dedicados a cada partido, por número de palavras e por espaço efectivo relativamente ao espaço total da edição. Assim se vê a forma como este jornal local distribui o seu espaço editorial pelas 5 forças políticas com assento parlamentar.»

Excelente exercício, diria, pena foi ter deixado de fora o único quinzenário do concelho, já na altura o órgao de comunicação social eleito pela maioria da CDU para a sua campanha eleitoral.

Mas este post é ainda mais brilhante quando lemos o seguinte:
«Acho vergonhosa esta distribuição e é, mais uma vez, demonstrativa da hipocrisia do PS no nosso Concelho. Veremos agora se o Sr. Samuel Cruz irá apresentar queixa na CNE por distribuição indevida do espaço na comunicação social. Certamente que não. Estes dois exemplos são também os expoentes máximos do conflito de interesses existente entre o PSD e os jornais locais, devido ao pagamento de 2000€ em publicidade paga.
É uma tristeza a falta de vergonha dos editores destes jornais que, a troco de meia dúzia de tostões se vendem, quais Judas dos tempos modernos. Espero que se lembrem que as moedas não duram para sempre e o "apoio" do PSD com o compadrio do PS acabam dia 11 de Outubro.
Depois quero ver...»

O que eu realmente queria ver, e saber, chegando mesmo a interrogar o autor do blogue na altura era qual a sua reacção sobre o DESAVERGONHADO apoio da Câmara Municipal do Seixal apenas ao Jornal do Seixal, a troco de fotos na capa e das reportagens para a CDU, e consequente corte das noticias (quer em campanha eleitoral, quer agora, meses passados) das iniciativas dos partidos da oposição.

Se calhar é porque a Câmara Municipal do Seixal não é a CDU, ou a CDU não é a Câmara Municipal do Seixal, ou Alfredo Monteiro não é a CDU, ou a CDU não é Alfredo Monteiro, nem a Câmara Municipal...
Enfim, é como diz o ditado, bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, não o que ele faz.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas "O Flamingo" ainda existe ou foi de férias?

Carmo Torres disse...

Acho que emigrou, tal como fazem os flamingos nesta altura do ano...
O que já agora, aproveito para dizer que é pena, porque sempre divertia as hostes.