terça-feira, 18 de maio de 2010

Sem Comentários

«Director do “DN Madeira” demite-se com acusações ao Governo da Região Autónoma


Jornal de Notícias - 2010-05-13 - Ana Gaspar

Luís Calisto demitiu-se hoje da direcção do “Diário de Notícias da Madeira” tecendo, em editorial, fortes críticas ao Governo Regional, que acusa de fazer “bullying” à comunicação social. Ricardo Miguel Oliveira foi escolhido para ocupar o cargo de director.
“Como é do domínio público, a imprensa é um dos ramos de actividade que mais têm sentido a recessão económico-financeira mundial. No caso, acresce o sufoco e o cerco ao nosso jornal congeminado e perpetrado pelo presidente do Governo da Madeira, dr. Alberto João Jardim, que está a aproveitar as dificuldades deste período negro, com reflexos fatais no mercado insular, para concretizar o seu antigo projecto de fechar o DIÁRIO”.
É desta forma que Luís Calisto inicia o seu editorial, publicado na edição de ontem do “DN Madeira”, depois de explicar aos leitores que se trata de uma “decisão pessoal”.
Em quase uma página, o director demissionário elenca as muitas situações que, no seu entender, asfixiam a publicação e que descreve como actos de ?bullying? contra a imprensa regional.

Ameaça de despedimentos

A 31 de Julho de 2009, este responsável assinava um outro editorial onde dava conta do despedimento de 13 funcionários, dez dos quais jornalistas, atribuindo a responsabilidade a Alberto João Jardim. Ontem, Luís Calisto voltou a falar desta questão. “Há despedimentos à vista”, revela no texto que assina. Contactada pelo JN, fonte do Governo Regional disse que não seriam prestadas declarações sobre as acusações.
José Bettencourt da Câmara, presidente do conselho de gerência do jornal (detido em 40% pela Global Notícias, dona do JN, e em 60% pelo Grupo Blandy) explica que a administração do jornal não tece comentários à demissão de Luís Calisto, por se tratar de uma “decisão pessoal”. O responsável confirma, no entanto, a previsão de novos despedimentos. “Os primeiros quatro meses do ano não foram nada famosos, ainda por cima com esta concorrência selvagem. Por este caminho, não vemos outra alternativa”.
Este facto foi comunicado à redacção numa reunião ontem à tarde, onde foi anunciado o nome de Ricardo Miguel Oliveira, que já acumulava as funções de editor-executivo do DN Madeira e director da TSF-Madeira.

Queixas à reguladora

A administração do “DN Madeira” apresentou em Agosto uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), acusando o “Jornal da Madeira” (JM) de “concorrência desleal”. Há duas semanas os responsáveis foram recebidos por Azeredo Lopes, presidente da ERC, que prometeu uma decisão em breve, revela Bettencourt da Câmara.
Na sequência dos acontecimento, o PS-Madeira anunciou que vai solicitar um inquérito parlamentar na Assembleia Regional e a intervenção da ERC naquele que chama, citado pela agência Lusa, de “tentativa de controlo” do sector pelo Governo Regional.»

Sem comentários: