domingo, 12 de setembro de 2010

Grandessimas... Abóboras!

Palavra de honra que hoje me ia dando um treco.
É que até sou tolerante com alguma estupidez e compreendo alguma ignorância.
Mas quando toca a algo tão importante como a gastronomia, e ainda por cima a de Portugal, uma das mais ricas do mundo, digam os «Velhos do Restelo» aquilo que disserem, ficou possessa ou como dizia o nosso grande António Silva, «Fico Danada, fico Piursa!!»
Então não é que procurava uma receita de tarte de maçã, que fosse um pouco diferente das três ou quatro versões que costumo fazer, para aproveitar as belíssimas maças bravo-esmorfe que trouxe de Sernache, e que na minha preguiça de Domingo não me apeteceu procurar na minha biblioteca gastronómica e eis que me deparo com isto:
http://www.submundos.com/forum/culinaria/as-100-mais-famosas-sobremesas-do-mundo/
Um simples blogue, diriam. Claro, se não apresentasse as «100 mais famosas sobremesas do mundo».
Primeira e única entrada para Portugal: Bolo de Abóbora!!!
Bolo de Abóbora!!!
Conheço fritos (vários) de abóbora, faço todos os anos compota de abóbora com nozes, existem pudins e bolos com esse legume ou vegetal ou o que seja, porque a culpa aqui não é da abóbora mas de uma cabeça dita da mesma que escreve algo assim e coloca como única e exclusiva entrada para Portugal esta «sobremesa»!
E o autor ainda cita isto como sendo de um livro. UM LIVRO!!!
Valham-me todos os santinhos!!!
Já não esperava ver algo como o queijo de rala, os pampilhos,o pudim abade de Priscos, os sequilhos, as ameixas de Elvas, os rebuçados de gemas ou algo assim, exclusivamente para conhecedores.
Mas então onde fica o nosso arroz-doce, os pastéis de Belém, o toucinho-do-céu, etc, etc, etc.?
Com isto tudo quantas freirinhas andam às voltas nas tumbas, porque depois de séculos de trabalhos, afinal a sobremesa mais famosa de Portugal é um Bolo de Abóbora.
Se dúvidas tinha que por vezes algumas pessoas não deviam ter acesso à Internet, esta é uma das que me tiram essas dúvidas.
Ora abóbora para isto!

Sem comentários: