sábado, 11 de setembro de 2010

O que é que aprendemos?

Há nove anos atrás estava a iniciar uma nova aventura profissional, numa empresa onde estive mais de sete anos. Mas a 11 de Setembro ainda estava ali há pouco tempo, não conhecia os meus colegas muito bem, mas houve algo que quebrou todas as barreiras.
Lembro-me de um deles entrar no open-space onde trabalhávamos, quase sem conseguir respirar de subir as escadas a correr e dizer: «Um avião bateu contra uma das torres de Nova Iorque.» Corremos a abrir a Internet em sites de noticias, para perceber o que se passava e foi perante os nossos olhos horrorizados que vimos o segundo avião embater na segunda torre.
Ninguém tinha qualquer explicação ou alguma vez assistira a algo assim. Como jornalistas, procurávamos respostas, o porquê daquela data, as motivações, etc. Mas antes de tudo, o terror. E ainda nem sabiamos dos números e das histórias que viriam mais tarde.

Nove anos passaram, muita coisa aconteceu.
Mas ao ver os documentários, as reportagens, enfim, tudo o que se passou depois, interrogo-me se aprendemos, realmente, alguma coisa.

Sem comentários: