sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Isto é economia de mercado?

Agora ao ver uma reportagem da Sic sobre os restaurantes, lembrei-me de uma conversa/discussão que tive ontem precisamente num restaurante.
Dizia a reportagem que estes estabelecimentos estão a sentir em grande a crise, porque as pessoas partilham doses ou vão para os pratos mais baratos. E depois, deparo-me com isto.
Tem a ver com a atitude de uma pessoa que gere um restaurante. Não vou dizer o nome, por uma questão de amizade pessoal, mas que me deixou banzada, deixou.
Já não é a primeira vez que lá vou acompanhada e estranho sempre os preços praticados, quando cá fora se anuncia que uma refeição completa é no valor de 7,50 euros.
E como normalmente até reclamo, hoje obtive a explicação por parte dessa pessoa.
Então é assim: se eu for sozinha, ou pedir uma dose só para mim, pago os tais 7,50 euros, com direito a bebida, café e sobremesa.
Mas se for acompanhada e pedir uma dose para duas pessoas, em vez de vigorar esse valor, já pago a dose «à lista». E tudo o que consumir além da dose, ou seja, pão, azeitonas, bebida, sobremesa e café, mesmo que seja apenas um de cada.
Explicação: porque sujam dois pratos e dois copos.
Entendo que se for almoçar dentro do esquema dos 7,50 euros e quiser mais uma bebida, um café e uma sobremesa, pague por eles. É óbvio.
Agora que por dividir uma dose (que diga-se são sempre generosas), tenha de pagar por lista, é que já não me cabe na cabeça.
E quando questionei isso mesmo, a resposta foi: quando tiveres um restaurante vais ver se não fazes o mesmo.
Faria? Nunca tive um restaurante, mas sei de uma coisa básica: só se enganam os clientes uma vez. E tentar fazer uns pagar pelos outros não é, na certa, economia de mercado.
E depois ainda há quem se queixe de que não faz negócio... mas se calhar a minha noção de honestidade é outra.

Sem comentários: