sábado, 9 de outubro de 2010

Todos na internet?

Cerca de dois milhões de portugueses que recebem subsídios da Segurança Social têm de prestar provas dos seus rendimentos através da Internet. Esta medida inclui beneficiários do Subsídio Social de Desemprego, abono de família e Rendimento Social de Inserção.
Ora este foi precisamente o tema de conversa que ouvi de um grupo de pessoas num café esta manhã.
Um casal de idosos questionava onde é que ia fazer a tal prova, uma vez que nem sabia ligar um computador.
Para isto, diz o Ministério do Trabalho e da Segurança Social que foram reforçados os serviços de atendimento da Segurança Social com quiosques de acesso à SSD, e que estão a ser recrutados jovens voluntários para dar apoio nas «zonais mais críticas».
As provas poderão ser feitas nas Lojas do Cidadão ou «em qualquer serviço de atendimento da Segurança Social».
Ora só alguém que nunca tenha colocado os pés num serviço da Segurança Social é que pode dizer algo assim.
Já aqui falei nas horas que lá passei por causa das pessoas que trabalham para a minha empresa. E a minha senha não é a do atendimento geral, cujo tempo de espera chega a ser de seis a sete horas.
Não é preciso qualquer exercício de imaginação (e não, ainda não fui verificar in loco), para perceber que um serviço que é caótico em “dias normais”, ficará indescritível com centenas de pessoas a dirigirem-se lá para fazerem a tal prova.
E quem é que vai fazer a formação, em cima da hora e do joelho, dos tais jovens?
É o que dá dizer para fazer e não saber como se faz.

Por outro lado, na mesma conversa, uma senhora ainda jovem dizia que estava aflita porque não sabia como iria fazer a prova relativamente ao abono dos filhos. Ao lado, a sua filha exibia um computador portátil.
Ora esta é que eu não engulo muito bem. Raras são as casas hoje em dia sem algum acesso à Internet. Também raras são as crianças que não tiveram o acesso ao Magalhães ou ao e-escola (e falo, claro, aqui no Seixal. Pelo menos, das várias crianças que conheço, todas tiveram essa benesse). E tirando idosos ou casos pontuais, quase todas as pessoas têm contacto com computadores (pelo menos aquela pessoa em causa tinha-o, claramente).
Agora pergunto, servem esses computadores e esse acesso à Internet apenas para brincar no Facebook? Também ainda não fui ao site da Segurança Social (felizmente, ou infelizmente, não preciso de fazer prova), mas a menos que os serviços estejam bloqueados, bastará um computador com acesso à Net, alguns conhecimentos básicos de trabalho online e poderá fazer a tal prova. Mas pelos vistos, para alguns é mais fácil aprender as regras dos jogos no facebook.

Sem comentários: