sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os estúpidos e os outros


Aqui há tempos escrevi sobre o facto de existirem pessoas que gostam de dizer aos outros o que pensam, achando que isso os coloca acima dos restantes, mas que depois ficam extremamente ofendidos quando ouvem o que não gostam.

Hoje, a conversa é sobre aqueles que acham que os outros são estúpidos.
São aqueles que praticam determinadas acções, convencidos que essas mesmas acções vão passar por actos de boa-fé, quando a sua intenção não é mais do que «gozar o pagode».
Suponham, apenas mesmo isso, uma suposição, que uma pessoa de quem não têm noticias há um ano e alguns meses entra em contacto convosco.
Essa mesma pessoa, que durante esse ano e alguns meses não disse nada, quer agora oferecer-vos algo.
Entretanto, e como estamos em Agosto, vocês já fizeram saber a todos os vossos amigos, conhecidos e afins, através das maravilhas da Internet, que vão de férias a partir de uma determinada data.
Ora neste mero «suponhamos», essa pessoa de quem não têm notícias há um ano e alguns meses, pretende agora oferecer-vos esse tal «algo».
Mas, segundo a pessoa de quem não têm notícias há um ano e alguns meses, terá de ser numa determinada data.
Precisamente a data em que não vão estar por cá, e que, graças à Internet, já fizeram saber a amigos, conhecidos e afins, que estão de férias.
Explicando essa situação, a tal pessoa de que de quem não têm notícias há um ano e alguns meses parece ficar muito surpreendida com a vossa «falta de interesse» em receber aquilo que ela, ao fim de um ano e alguns meses, tem tanto, mas tanto interesse em vos dar.
E por isso mesmo informa-os que assim sendo, fica sem efeito a tal “oferta”.
Ora como de estúpidos não tereis nada, só fica uma conclusão: é que não há nada para dar, e que a tal pessoa queria apenas desviar as atenções do facto de que há um ano e alguns meses não vos dizer nada.
Ou por outras palavras, fazer-vos de estúpidos.
Talvez para o ano, por esta mesma altura, a tal pessoa de quem não tiveram noticias então há dois anos e alguns meses, vos contacte de novo, para vos dar uma nova “oferta”.
Mas claro, tudo dentro da área do «supúnhamos»...

2 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Não faço a mínima ideia do que é que está a falar mas a mim sempre me ensinaram a não desperdiçar oportunidades. Caso, contrário depois não se pode andar por ai a bater no peito a dizer que não existem.

Tenho dito.

Maria do Carmo disse...

Caro "J.S. Teixeira" primeiro que tudo, as minhas desculpas pela demora em publicar, mas sabe isto das férias...

Em segundo lugar, se calhar até sabe perfeitamente o que estou a dizer, e a quem se dirige (não é a si, já agora para ficarmos esclarecidos), mas deixe que lhe diga que também me ensinaram sempre que só me fazem de estúpida quem, quando e como eu quero.

Mas em breve vamos ver se a tal oferta era uma "oportunidade", como diz, ou só uma "cenoura" que pensavam colocar à frente do Burro.

É que as oportunidades são raras, é bem verdade, mas raramente surgem ao fim de um ano e alguns meses e logo, pasme-se, apenas em tempo de férias...